Membros de :



Assistência Social

Neca e peti

Desde abril de 2003, trabalhamos de forma sistemática no combate ao trabalho infantil e intervindo em famílias caracterizadas por situações de violência no lar, abuso e exploração sexual, envolvimento na criminalidade e que sofrem de alcoolismo e abuso de drogas. Entendemos que na maioria dos casos, estes males que afligem a nossa infância decorrem de disfunções na dinâmica familiar que muitas vezes são transmitidas de geração em geração e são exacerbadas por fatores extrafamiliares tais como a pobreza, o desemprego, baixos níveis escolares dos pais, a violência na comunidade, moradia precária, carência de opções educacionais e de lazer gratuitas e alta densidade populacional.

Assim, localizamos no atendimento sistemática às famílias, nas suas casas e espaços da comunidade, o meio mais eficaz de mudar de forma sustentada a realidade das crianças e famílias que atendemos (quando a família, sem agentes externas, tem dinâmica saudável e consegue responder a crises sem recorrer à violência e ao trabalho infantil).

No trabalho de combate ao trabalho infantil, além das intervenções diretas com às crianças e suas famílias, participamos da Comissão Municipal de Erradicação de Trabalho Infantil (como membro fundador) que coordena os trabalhos nesta área no município bem como elabora campanhas públicas e sensibilizações. Temos trabalhado com a sensibilização dos professores das redes públicas de ensino e também com empregadores de mão de obra infantil. Estamos finalizando o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro focado no trabalho infantil, esperamos que seja uma ferramenta para professores abordar o tema de trabalho infantil com seus alunos.

Dispomos de uma equipe de 7 educadores sociais com uma coordenadora que trabalha atualmente (2014) com 172 famílias que são encaminhadas para ACER pelo Sistema Municipal de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

Ação Contra Trabalho Infantil