Assistência Social

Familia Guardiã

No fim de 2009, iniciamos um projeto piloto propondo apoiar Famílias Extensas a acolherem crianças que tinham sido tiradas dos pais pelo Poder Judiciário devido a situações de abandono, negligência, abuso, drogadição e/ou ausência dos pais por morte ou estarem encarcerados. Alinhado com o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitário, o projeto visa evitar que as crianças sejam abrigadas e/ou colocadas em famílias substitutas. Mantendo ela no seio da sua família extensa e na comunidade de origem possibilitando assim que mesmo não estando com os pais continuem na família, mas também frequentando a mesma escola, igreja, escolinha de futebol etc. Podendo manter as suas amizades e tendo continuidade na educação.

O trabalho em si é executado por uma educadora social que faz acompanhamento individual na casa de cada guardiã, realiza grupos sócio educativos com as guardiãs mensalmente, onde são abordados temas importantes a elas e trimestralmente são realizados passeios com todos os membros familiares no projeto com finalidade de oferecer um lazer e convivência de forma eficaz e reduzir qualquer estigma entre as crianças acolhidas nas famílias e outros familiares. Como todas as famílias encontram muitas dificuldades financeiras que muitas vezes as impossibilitariam de acolher um neto ou sobrinho, oferecemos uma bolsa mensal no valor de R$ 50,00 mensais e R$ 250,00 no primeiro mês para oferecer um apoio à família a título de ajuda.

Depois de um ano de execução, foi feita uma avaliação envolvendo membros da rede sócio assistêncial da prefeitura da área judiciária, além das guardiãs e crianças atendidas, deu um resultado muito positivo. Em decorrência disso, a Câmara Municipal de Diadema através da Lei Municipal 3.087/2011 instituiu o Programa Família Guardiã como Política Pública Municipal. Hoje atendemos 60 crianças colocadas em 26 famílias extensas todas oriundas da região sul de Diadema. Planejamos multiplicar este programa inicialmente para cobrir todo território de Diadema e também para outros municípios brasileiros.

Passeio Familia Guardiã